“Up – Altas Aventuras” é muito mais do que entretenimento

Divirta-se e veja como a nova animação da Disney Pixar pode complementar os seus estudos e contar pontos para a faculdade

“Up – Altas Aventuras”
(Peter Docter e Bob Peterson, 2009)

Resumo
Carl Fredricksen é um velhinho rabugento de 78 anos que passou a vida sonhando em explorar o planeta. Viúvo, o vendedor de balões de gás hélio decide mudar o seu destino ao realizar uma promessa e um sonho muito antigo: viajar para as florestas da América do Sul. Para tanto, ele pendura milhares de balões na chaminé de sua casa e levanta voo. O que ele menos esperava é que o pequeno Russell, escoteiro de oito anos, ficaria preso na casa e o acompanharia na viagem.

Por que ver?
A produção foi dirigida e roteirizada por Peter Docter e Bob Peterson, cabeças por trás de “ ;Vida de Inseto” (1998), ”Monstros S.A.” (2001), “Procurando Nemo” (2003) e dos dois primeiros filmes da série “Toy Story”.

A animação teve estréia mundial na edição de 2009 do Festival de Cannes, um dos mais famosos e importantes eventos de cinema. Pela primeira vez na história do festiva, um longa-metragem animado foi escolhido para a cerimônia de abertura. Além disso, essa é a décima grande produção da Pixar, estúdio que revolucionou o segmento com sucessos como “Wall-E” (2008), “Ratatouille” (2007) e “Os Incríveis” (2004).

Não é o suficiente para convencer você? Saiba que 2009 é considerado o “ano da animação”. Em terras brasileiras, o setor está super aquecido e com resultados positivos tanto na produção quanto na distribuição de filmes. A 17ª edição do Anima Mundi, que ocorreu em julho, por exemplo, recebeu cerca de 1.300 inscrições de curtas do gênero. Por sua vez, o Ministério da Cultura premiará neste ano 20 projetos com recursos financeiros do Anima TV, para viabilizar novas produções criadas com computação gráfica.

Por essas e outras, além de divertir o público, “Up – Altas Aventuras” abre caminho para quem trabalha ou estuda com animação, computação e comunicação visual, cinema e vídeo, audiovisual ou rádio e TV refletir sobre essa técnica. Não é à toa que o filme já rendeu mais de US$ 400 milhões nas bilheterias de todo o mundo.

Onde?
O filme estreou no dia 4 de setembro nos cinemas e já chegou nas locadoras. Não perca o making of, que mostra a preparação para começar o projeto, com a equipe viajando para estudar os tepuis, formações rochosas que são o cenário desta sensível e divertida história.

Fique de olho!
O filme pode ser utilizado como atividade complementar no seu curso. Para isso, você pode apresentar o comprovante de comparecimento na sessão (o ingresso do cinema), além de uma resenha crítica ou um trabalho discutindo, por exemplo, o desenvolvimento da animação na história do cinema.

Ficha técnica
Estúdio: Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures / Buena Vista International
Direção: Pete Docter e Bob Peterson
Roteiro: Bob Peterson

Publicação original: Site Ikwa (26/09/2009)

Deixe um comentário