Festival de cinema brasileiro em Toronto abre portas para negócios e parcerias entre Brasil e Canadá

Consulado Geral do Brasil no Canadá e Ministério das Relações Exteriores são apenas alguns dos parceiros do festival de cinema que começa dia 4, em Toronto

O BRAFFT chega à sua terceira edição acumulando bons resultados. A cada ano, aumentam o número de filmes inscritos, as parcerias e apoios. Aos poucos conquista de mais público e espaço na mídia impressa, online e audiovisual.

Foram fechadas, em 2009, importantes parcerias para a promoção do evento com o Consulado Geral do Brasil no Canadá, o Ministério das Relações Exteriores e com a Raindance Canada. Outra iniciativa inovadora é o acordo com instituições de ensino, inaugurado com a Faculdade Cásper Líbero e com a Escola Panamericana de Artes. Alunos da Cásper Líbero são convidados a participar como voluntários da equipe de produção do Festival, em São Paulo, e em Toronto. Já os estudantes de design gráfico da Panamericana podem participar de um concurso cultural para criar o cartaz da edição 2010 do Festival. O objetivo é incentivar o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes, abrindo a possibilidade de trabalhar durante o evento, no Canadá, por meio de um exclusivo pacote da Opy Viagens. Já o UpTo3´, mostra paralela ao BRAFFT, conta com o apoio do Cinema do Brasil e da Toon Boom, neste ano.

Desde 2006, o Festival acumula resultados positivos. O crescimento de parceiros ultrapassou a taxa de 500%, a equipe de voluntários saltou de 8 para 50 e mais de 900 matérias foram publicadas pela mídia espontânea. Em dois anos, 60 filmes, dos quais cinco foram indicados ao Oscar pelo Ministério da Cultura, já foram apresentados ao mercado canadense no próprio Festival e em outros eventos.

Em 2008, o BRAFFT exibiu 31 filmes, entre eles “Meu Nome Não é Johnny”, “Pindorama” e “Via Láctea”, além de realizar o lançamento simultâneo de “Orquestra dos Meninos”. Promoveu ações para geração de negócios, networking e premiação. Todo esse trabalho teve como resultado a parceria entre Redalgo e a canadense Spongelab Interactive, para levantar verbas para filmes. A mostra paralela UpTo3´, por sua vez, conquistou um canal próprio no Claro Minha TV, para portadores de celulares com a tecnologia 3G. Também foram feitas visitas à Sun TV e ao Toronto Studios, no Canadá.

Em 2009, o BRAFFT, que ocorrerá de 4 a 9 de setembro, no Bloor Cinema, em Toronto, exibirá, entre outros filmes, “Divã”, visto por mais de 1,5 milhão de pessoas, e “Nome Próprio”, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2008.

Visão de negócios, público formador de opinião e retorno de mídia. É com foco neste tripé que as empresas organizadoras do Festival desenvolvem ações que objetivam propiciar novos compradores, espectadores e reconhecimento internacional ao trabalho realizado pelo cinema brasileiro.

Brazilian Film Festival of Toronto- BRAFFT

Criado há três anos, o BRAFFT é fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Puente, representada pela jornalista Cecília Queiroz e pela canadense Southern Mirrors, da atriz e produtora cultural, Bárbara de la Fuente e realização do Instituto Cefac. Nesta terceira edição, conta na equipe com cerca de 50 profissionais de diversos setores – cineastas, produtores, empresários, jornalistas, historiadores, etc. O BRAFFT também apresenta o UpTo3´, mostra paralela ao Festival, que exibirá de 7 a 9 de setembro animações brasileiras de até 3 minutos.

O Festival está registrado na Ancine e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2009, publicado pela Associação Cultural Kinoforum e possui o Cinema do Brasil como partner do UpTo3´ e o apoio do Consulado Geral do Brasil em Toronto para o coquetel de abertura. O evento conta com o apoio das empresas canadenses Mellohawk, Sementeria, Cajú, A Docuvixen Film, CMichelon, Abacus, Italbras, Real Trade Magazine, Wave, Etc. & Tal, Brasil News, PanTV e das brasileiras Maxpress, Estúdios Quanta, Paula Estúdio, Ponto e Letra, Canal Brasil, Faculdade Cásper Líbero – Curso de Rádio e TV, CEC – Centro de Educação Canadense, Câmara de Comércio Brasil – Canadá, Panamericana Escola de Arte e Design, Planeta Tela, Gráfica Iara, Opy Viagens, Roteiro do Imóvel, Peixoto & Ferraz Advogados, 3D Turismo, além do Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, portal WMulher e Yacaré – Vídeo, Foto e Recordações.

Serviço:

3° Festival de Cinema Brasileiro em Toronto – BRAFFT
Data: 4 a 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá

2° UpTo3´ – Mostra de Animação com filmes de até 3 minutos para mídias alternativas
Data: 7 e 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá

I Encontro de Profissionais do Audiovisual no Canadá
Data: 3 a 8 de setembro
Atividades: seminário, encontro de networking, visitas técnicas
Locais: Innis Hall, Cajú
Apoio: Raindance Canada

I UpTo3´- Integração de diferentes mídias
Data: 8 e 9 de setembro
Atividades: painéis, rodada de negócios
Local: National Film Board
Apoio: Cinema do Brasil e ToonBoom

Outras informações:
Puente – Agência de Comunicação
Tel.: (11) 2615-7615
Jornalista responsável: Camila Fink – (11) 85847882 – press@brafft.com
Site: http://www.brafft.com


Publicação original: Release (outubro/novembro/dezembro/2009)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s