Paixão pela sétima arte

33ª Mostra Internacional de Cinema

Resumo
Os cinéfilos de plantão podem se preparar para a maratona de filmes que ocorrerá entre 23 de outubro e 5 de novembro, em São Paulo. A 33ª Mostra Internacional de Cinema vai ocupar diversas salas de exibição com mais de 400 filmes internacionais e brasileiros, entre curtas, médias e longas-metragens. Além das sessões, o Festival trará convidados para palestras e workshops. Só tem um problema: os ingressos são concorridíssimos.

Por que ver?

Programa quase obrigatório para todos que se interessam por cinema, audiovisual e rádio e TV. A Mostra é organizada por Leon Cakoff e Renata de Almeida e a programação reúne filmes de ficção e documentários de diretores famosos e também de jovens cineastas.

A primeira edição aconteceu no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em 1977, contou com 16 longas e sete curtas de 17 países diferentes. Desde esta época já havia a tradicional eleição do melhor filme pelo público e, naquele ano, Hector Babenco foi o vencedor com “Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia”. Em 1984, na oitava edição, o evento foi transferido para a Secretaria Municipal de Cultura, quando a organização entrou com um processo para garantir que os filmes fossem exibidos sem censura prévia do governo. Porém, o resultado só veio um ano depois.

Neste ano, a retrospectiva vai apresentar a obra do cineasta grego Theo Angelopoulos e o cinema sueco será representado por uma programação sobre Hasse Ekman, contemporâneo de Ingmar Bergman, de “O Sétimo Selo”.

Alguns destaques da programação deste ano são: “A Fita Branca” (Michael Haneke), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes; “Everyone Else” (Maren Ade), “London River”, premiados com o Urso de Prata em Berlim; “Lebanon” (Samuel Maoz), que arrebatou o Leão de Ouro em Veneza; “Humpday” (Lynn Shelton), que recebeu o prêmio especial do júri do Sundance Film Festival e “Ela, uma Chinesa” (Xiaolu Guo), vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno 2009. Os diretores Ang Lee, Pedro Almodóvar, Alain Resnais, Hasse Ekman, Abbas Kiarostami também são nomes conhecidos escalados para as sessões.

O poster de 2009 foi idealizado e assinado pela dupla Os Gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, e dialoga com alguns filmes da programação, como “Pixo” e “Art Inconsequence”.

Onde?

O evento vai dominar 17 cinemas da capital, em salas de rua e de shoppings, tais como no Unibanco Arteplex, Cine Bombril, Cine Olido, Espaço Unibanco Pompéia, Espaço Unibanco Augusta, Cinema da Vila, CineSesc, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Cinemateca – salas BNDS e Petrobrás, HSBC Belas Artes, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Reserva Cultural, Cine TAM Morumbi, MASP – Vão Livre, Cine Marabá e Museu da Imagem e do Som (MIS).

Acesse o site oficial para ficar por dentro dos locais e horários das sessões.

Fique de olho
Acompanhe a programação e corra atrás dos ingressos. Em geral, eles começam a ser vendidos a partir do horário de abertura das bilheterias. Pela internet, é possível comprar com até quatro dias de antecedência.

Assim como no caso de outros filmes, você também pode tentar acompanhar algumas sessões da Mostra para ganhar pontos na faculdade. Entregar um comprovante de comparecimento junto com um relatório analítico sobre os filmes que você escolheu pode sser uma boa opção.

Publicação original: Site Ikwa (22/10/2009)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s