Estagiar e ajudar: uma rima que faz bem

Você já pensou em prestar serviços para a comunidade e, ao mesmo tempo, ganhar experiência profissional dentro da sua faculdade? Essa ideia pode ser ainda mais interessante do que parece


Depois de passar no vestibular e começar a estudar a teoria, os alunos logo ficam ansiosos para colocar em prática tudo o que aprendem. Muitos estudantes enxergam as vantagens de prestar serviços para a comunidade enquanto adquirem experiência profissional em estágios, algumas vezes não remunerados. E não é necessário ir muito longe. As universidades estão de portas abertas para receber os graduandos  e oferecer capacitação dentro de seus muros, preparando os jovens para o mercado de trabalho.

Aprendizado
Tissiany Pinto é uma dessas jovens que escolheram estagiar na faculdade. A aluna do quarto ano de fisioterapia está, atualmente, na área de geriatria da Clínica de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul. “Atendo idosos com doenças causadas pela idade, que precisam fazer fortalecimento muscular e ósseo ou que sofreram sequelas de derrames,” afirma Tissiany. Até o final do ano, ela passará pelas áreas de saúde da criança, saúde coletiva, ginecologia e obstetrícia, fisioterapia dermatofuncional, gerontologia, ortopedia, traumatologia, esportiva, hospitalar, cardiorrespiratória, neurofuncional e hidroterapia. “Aqui nós temos oportunidade de conhecer 12 especializações diferentes e isso ajuda a decidir qual carreira seguir,” diz a estudante.

Prática X Teoria
Rafael Cerqueira também optou por engordar o currículo enquanto ajuda pessoas. E animais. Esta é a segunda vez que atua como estagiário do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi. Ele faz atendimento, exame clínico, enfermagem e acompanha cirurgias. “Aqui a gente vê na prática tudo o que lê nos livros e pode oferecer serviços de qualidade por preços mais acessíveis,” garante o aluno que estagia, sem remuneração, apenas durante as férias, quando tem o tempo livre. Alguns procedimentos são mais baratos, pois cobra-se apenas pelo material utilizado. Porém, alguns saem pelo valor de mercado. “Os donos trazem seus animais aqui pela qualidade do serviço e não pelo valor da consulta,” garante Rafael.

Satisfação
No Escritório Modelo – Dom Paulo Evaristo Arns, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), por sua vez, os alunos de direito prestam assistência jurídica especializada nas áreas cível, familiar e de violência doméstica. Os casos são recebidos da Defensoria Pública de São Paulo- órgão prestador de serviço de assistência jurídica gratuita para a população de baixa renda. Luiza Nogueira, 20 anos, foi uma das estudantes que se inscreveram no processo seletivo para estagiar na instituição e ganhar uma bolsa-auxílio. Há oito meses ela faz desde o primeiro atendimento ao cliente, visitas ao fórum, até a finalização de casos.

Já o outro núcleo do escritório promove projetos sociais em comunidades carentes, oferecendo ajuda para regularizacão fundiária, criação de rádios comunitárias e serviço de proteção e apoio aos imigrantes e refugiados. Tudo é coordenado por uma equipe multidisciplinar de professores das faculdades de direito, psicologia, ciências sociais e serviço social. “Atender o público é a parte mais complicada e, ao mesmo tempo, mais gratificante deste trabalho. Cheguei a oferecer um café para um dos nossos assistidos e vi ele se emocionar e chorar com este pequeno cuidado,” relembra a estudante.

Unir teoria e prática, a experiência de um estágio curricular ao crescimento pessoal, conhecer diferentes realidades e fazer a sua parte para contribuir com a sociedade. Se você também quer seguir o caminho destes alunos, um bom começo é conferir se a sua universidade oferece algum destes serviços. E mãos à obra.

Serviços:

Clínica de Fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul
Endereço: Rua Taiuvinha, 31, Vila Jacuí, São Miguel- SP.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h00.
Telefone: (11) 2037-5800

Escritório Modelo – Dom Paulo Evaristo Arns/ PUC-SP
Endereço: Rua João Ramalho, 295, Perdizes, São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00.
Telefone: (11) 3873-3200 / 3873-5789

Hospital Veterinário da Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Conselheiro Lafaiette, 64, Brás, São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: 2ª, 3ª e 4ª das 8h00 às 21h00; 5ª e 6ª das 8h00 às 18h00; sábado retornos até às 9h00 e consulta até às 11h00.
Telefone: (11) 2790-4642/ 2790-4643

Publicação original: Site Ikwa (24/02/2010)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s